Buscar
  • Luciano Ducci

Reforma da Previdência

Votei contra esta reforma da previdência*.

Conversei com alguns dos meus eleitores e mais do que respeitar a posição do meu partido, respeitei a minha consciência.

Antes de mais nada, quero dizer que abri mão da minha aposentadoria como deputado, portanto não votei em causa própria. Ao contrário, não acredito em reforma que não acabe com os verdadeiros privilégios.

Nem todo mundo que é favorável a esta reforma sabe do que ela se trata, muitos não têm ideia nem de como ela afetará a sua vida e nem a das pessoas próximas.

Não é uma questão simples de ser direita ou de esquerda; De ser a favor ou contra este governo. É uma questão relacionada a defender quem já ganha muito pouco ou mesmo aqueles que vão precisar da pensão por morte ou invalidez e não terão os seus benefícios assegurados na sua integralidade, é defender uma política social mais justa.

Independente do meu voto, a reforma foi aprovada. Eu já disse em outros momentos, sei que o Brasil precisava reformar a previdência, mas com certeza, não deveriam ser os mais pobres a pagar 80% desta conta sozinhos.

Esta reforma não é a solução dos problemas do Brasil, como muitos dizem. O Brasil precisa deixar de gastar mal, de dar privilégios a poucos, precisa cobrar os mais de 490 bilhões dos grandes devedores do INSS, que incluem grandes empresas e bancos, precisa continuar a combater a corrupção e rever a política de desonerações e isenções fiscais, o que com certeza faria com que chegássemos ao tão sonhado equilíbrio previdenciário.

Os reflexos desta Reforma não serão sentidos de imediato. Mas, vão impactar e muito a vida dos brasileiros. O modelo posto agrava as desigualdades, o que com certeza, tem conseqüências futuras para a nossa sociedade.

Lamento que a discussão não tenha avançado e não tenhamos chegado a um projeto mais justo. De qualquer forma, contra ou a favor, quero que reflitam e procurem saber, antes de se posicionarem com tanto vigor. Nada pior do que defender uma causa e depois perceber que a causa não era a sua.

*Posicionamento do deputado federal Luciano Ducci sobre o texto principal da Reforma da Previdência, ressalvados os destaques que serão votados a seguir.


20 visualizações0 comentário
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram