Buscar
  • Luciano Ducci

Crise hídrica: semana do uso consciente da água é aprovada na câmara



Em meio à pior crise hídrica dos últimos 91 anos, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que cria a Semana Nacional do Uso Consciente da Água.

A proposta é de autoria do deputado federal Luciano Ducci (PSB) e determina que, além de integrar o calendário escolar de instituições públicas e privadas, desde a educação infantil até o ensino médio, as ações educativas como palestras, seminários e debates deverão ser promovidas na semana do dia 22 de março, data em que se comemora o “Dia Mundial da Água”.

De acordo com o parlamentar, a medida quer esclarecer a população sobre o uso consciente da água não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.


“Este Projeto de Lei pretende instituir uma semana nacional de conscientização sobre o papel da água em nossas vidas e a consequente importância do consumo racional desse recurso. Diversos estados do país ou estão vivendo uma crise hídrica ou estão bem próximos disso. Esclarecer e orientar a população fazem parte de uma etapa essencial do enfrentamento deste problema. É uma um processo de conscientização para hoje e para o futuro. É preciso pensar nas próximas gerações”, explica Luciano Ducci.


A matéria, que foi ao Senado, recebeu emendas antes de retornar para a apreciação na Câmara.

Além das atividades educacionais, senadores acrescentaram ao art. 2° do projeto que “será dada especial atenção ao estímulo à criação e à divulgação de políticas públicas que busquem promover o uso racional da água”.


CRISE HÍDRICA – O Brasil passa pela pior crise hídrica dos últimos 91 anos e, no Paraná, este cenário não é diferente.

A falta de água preocupa moradores não apenas de Curitiba e Região Metropolitana, mas também de outras localidades do estado.

De acordo com a Sanepar, 13 cidades paranaenses estão em alerta e em outras 18 há racionamento de água.

Um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Water.org mostra que, no Brasil, a cada 100 litros de água tratada para uso humano, quase 40 litros são perdidos em vazamentos de rede, fraudes, erros de leitura e outros problemas.

Só em 2018 o país desperdiçou 6,5 bilhões de metros cúbicos de água potável, o equivalente a 7,1 mil piscinas olímpicas cheias.



38 visualizações0 comentário
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram