Notícias

Mudanças no clima e proteção a biodiversidade serão incluídos na Política de Educação Ambiental

A Comissão de Educação aprovou, na quarta-feira (20), o Projeto de Lei nº 1.733/15 do deputado Luciano Ducci (PSB-PR) que assegura a inclusão na Política Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) a atenção às mudanças do clima e proteção da biodiversidade. A proposta segue agora para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O ProNEA assegura, no âmbito educativo, a integração das múltiplas dimensões de sustentabilidade. Pela proposta, o ProNEA auxiliará também nos objetivos previstos na Política Nacional sobre Mudança do Clima e na Política Nacional do Meio Ambiente. Será papel da União, estados e municípios a sensibilizar a sociedade para a relevância das ações de prevenção, mitigação e adaptação relacionadas às mudanças climáticas e perda de biodiversidade.

Para que a proposta seja abarcada na educação, aspectos referentes à questão ambiental deverão ser incluídos nos projetos institucionais e pedagógicos da Educação Básica e da Educação Superior. Na justificativa, Ducci afirmou que o PL é oportuno e merece atenção dos deputados. “É evidente o impacto positivo que a atenção as mudanças climáticas terá na Política Nacional de Educação Ambiental”, acrescentou.

Liderança do PSB