Notícias

Deputados socialistas manifestam apoio à candidatura de Joaquim Barbosa

A Bancada do PSB na Câmara manifestou, por meio de nota, apoio à candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência da República e profunda satisfação com a vinda do ministro Joaquim Barbosa para a Legenda. A filiação ocorreu no dia 6 de abril e foi motivo de alegria para os socialistas que o classificam como representante da defesa e da ética republicana.

Mineiro, natural de Paracatu, Barbosa demonstrou em toda a sua trajetória pública, especialmente enquanto presidente do Supremo Tribunal Federal, alinhamento com valores caros ao ideário programático do PSB, como a defesa de uma sociedade plural, humanista, inclusiva e diversa, sem preconceitos e com respeito às diferenças em todas as suas dimensões. “Também apresenta uma visão moderna de estado, que busca, no equilíbrio da sua atuação em parceria com o setor privado, a forma mais efetiva de atender às necessidades da população, preservar seus ativos estratégicos e promover a soberania nacional”, diz o texto.

Os deputados socialistas também destacaram o momento atual pelo qual passa o País e o descrédito da população com a política e com seus agentes. Segundo eles, é fundamental resgatar a confiança do povo brasileiro e a estabilidade institucional, pilares que fortalecem a democracia. Nesse sentido, a Bancada Socialista acredita que Joaquim Barbosa contribuirá com a reflexão e o debate, dentro do PSB e com a sociedade brasileira. “Este debate se dará em sintonia com todas as forças políticas e partidárias que de fato tenham compromisso em mudar o Brasil”, enfatizaram os deputados. Leia abaixo a íntegra da nota.

MANIFESTO DA BANCADA DO PSB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
  A bancada de deputados federais do Partido Socialista Brasileiro saúda a filiação do Ministro Joaquim Barbosa.
  A vida brasileira passa por um momento desafiador, em que a sociedade demonstra um profundo descrédito com a política e com os seus agentes. Nesse momento, é fundamental resgatar a confiança do povo brasileiro e a estabilidade institucional.
  Sem estes dois pilares, nossa democracia se enfraquece, impossibilitando um crescimento econômico sustentável inclusivo e que tenha como eixo central a redução das profundas desigualdades que ainda prevalecem em nosso país.
  O ministro Joaquim Barbosa, como evidenciado por toda sua trajetória na vida pública, especialmente como presidente do Supremo Tribunal Federal, representa a defesa e a prática da ética republicana, um valor central para o Partido Socialista Brasileiro.
  Além disso, tem demonstrado identidade com valores caros ao ideário programático do PSB, como a defesa de uma sociedade plural, humanista, inclusiva e diversa, sem preconceitos e com respeito às diferenças em todas as suas dimensões. Também apresenta uma visão moderna de estado, que busca, no equilíbrio da sua atuação em parceria com o setor privado, a forma mais efetiva de atender às necessidades da população, preservar seus ativos estratégicos e promover a soberania nacional.
  Neste momento, é necessário enfrentar o clima de intolerância que vige no País, em especial o crescimento preocupante da cultura de ódio nas redes e nas ruas. Isto não nos levará a lugar algum.
  Desta forma, ao saudar e dar as boas-vindas a este ilustre brasileiro, Joaquim Barbosa, esperamos que ele contribua com a reflexão e o debate, dentro do PSB e com a sociedade brasileira, para que possamos, com entusiasmo renovado, revigorar o projeto nacional que foi apresentado pelo partido nas eleições de 2014. Este debate se dará em sintonia com todas as forças políticas e partidárias que de fato tenham compromisso em mudar o Brasil.
  Nós, Deputados Federais do PSB, defendemos e apoiamos a candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência do Brasil.
  Ainda está na ordem do dia ter coragem para mudar o Brasil.
  Brasília, 25 de abril de 2018