Sobre Mim

Em benefício da comunidade

Luciano Ducci é médico pediatra formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com especialização na Universidade de Roma (La Sapienza), na Itália.

Nascido em uma família de imigrantes, como tantos paranaenses, Luciano Ducci aprendeu em casa, desde pequeno, com seus pais, o valor do trabalho. Ainda jovem, já um médico em ascensão, percebeu a vocação para o serviço público e começou a trabalhar na rede municipal de Saúde de Curitiba. Fez carreira na área tendo como meta um desafio: a melhoria da qualidade de vida da população.

Luciano Ducci era o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde quando o Paraná foi avaliado como tendo o melhor sistema de saúde pública do Brasil. Esse resultado o levou a assumir, em 1998, a Secretaria de Saúde de Curitiba, onde implantou o programa Mãe Curitibana, de atendimento especial às gestantes, ao parto e às crianças, copiado no Paraná, em São Paulo, Pernambuco e referência internacional pela Organização Mundial de Saúde.

À frente de uma equipe profissional, liderou várias conquistas, dentre elas a maior redução da mortalidade infantil entre as capitais. Milhares de crianças, desde então, tiveram as suas vidas poupadas pelo Mãe Curitibana.

A seguir, o próprio Ministério da Saúde reconheceu o sistema público de Curitiba como o melhor entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. Depois, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, responsável pelo respeitado Índice Firjan, premiou Curitiba como a melhor no seu ranking nacional. Por fim, o Banco Mundial classificou a rede de saúde da cidade como a melhor do Brasil.

Deputado Estadual eleito em 2002, foi autor da lei do Mãe Paranaense, do Código de Direitos dos Usuários do SUS, da Lei contra a Discriminação dos Portadores de HIV e da Emenda dos 12% do orçamento do Paraná para a saúde, entre outras ações.

Mais tarde, já como prefeito de Curitiba, implantou um número recorde de vagas na Educação Infantil (creches), num total de mais de nove mil. Por essas iniciativas, ganhou na categoria Destaque o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança e, ainda, o Prêmio das Américas da ONU. Na outra ponta, atuou na proteção à terceira idade que, além de programas, ganhou o Hospital do Idoso, referência nacional.

Luciano Ducci foi também o prefeito que, no menor espaço de tempo, criou o maior conjunto de obras de mobilidade urbana de Curitiba. Na sua gestão, viabilizou o projeto do Metrô Curitibano, além da conclusão da Linha Verde e de um pacote de obras em dezenas de bairros.

Sua gestão como prefeito foi marcada pela maior redução da pobreza e da miséria entre todas as capitais, com empregos e renda acima da média nacional, Armazéns da Família, Restaurantes Populares e a melhor rede de Centros de Referência de Assistência Social do país, os respeitados CRAS, além de extenso programa de habitação popular e regularização fundiária.

Em 2014 foi eleito deputado federal pelo PSB, com 156.263 votos.

Pai de família, casado com Marry Ducci, também médica, seus filhos Renata e Ricardo seguiram a vocação dos pais pela medicina. “A atuação pública só faz sentido se for vivida em benefício da comunidade”, diz Luciano Ducci que, agora como a deputado federal, pretende, em Brasília, aprovar leis e ações em defesa dos direitos das pessoas.